02/11/17

Feira Des.Gráfica | São Paulo | 4/5 nov. 2017

No Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Brasil irá decorrer nos dias 4 e 5 de Novembro a Feira Des.Gráfica. Com curadoria de Rafael Coutinho e em parceria com a Antílope e a UgraPress, esta iniciativa pretende divulgar a bd mais autoral, vanguardista e vocacionada para a experimentação gráfico-visual que se produz no Brasil.

Da programação, entre a realização de oficinas e venda de publicações de diversos autores e editoras, destaco o colóquio do Pedro Moura, no dia 5 pelas 18h, apresentado assim pela organização: Um dos principais estudiosos de autorais de sua geração na Europa, Pedro Moura apresentará um panorama sobre o quadrinho de autor em diferentes países na cena contemporânea, bem como os desdobramentos deste em seu trabalho como pesquisador, roteirista e curador. Pedro também fará uma análise do novo momento do quadrinho português, de onde se alimenta e para onde aponta, em uma recente retomada econômica e cultural do país.

No balbúrdia.net, foi publicada uma entrevista com a Dominique Goblet, que também irá participar num colóquio, mas no dia 4, e outra com o Pedro Moura, conduzida pelo Lielson Zeni (com a colaboração de Aline Zouvi, Maria Clara Carneiro e Pedro Franz), que será o moderador no dia 5. Recomenda-se em absoluto a leitura desta breve entrevista onde Pedro Moura, entre outros assuntos, esclarece e aprofunda os motivos pelos quais criou e mantêm o Ler BD, e, cruzando com seu percurso de investigação permanente, faz uma análise ao historial e ao estado actual da crítica nacional.

0 comentários:

Enviar um comentário

Maximum Rocknroll #413 Out. 2017


Disponível na Black Mamba Distro €4.50
"It’s time for Maximum Rocknroll #413, the October 2017 issue! Do you love KLEENEX/LILIPUT as much as we do? Then you will love the scoop that we have on NEON and their involvement in the early Swiss punk scene. We also speak to Rome’s NOFU on the eve of their first US tour, while LOS IMPUESTOS tell us about the struggles of discovering new music and being a punk in their native Guatemala. Interested in the history of squatting? So is Amy Starecheski, the author of Ours to Lose: When Squatters Became Homeowners in New York City, who spills about an incredibly unique moment in US squatting history. In a dual interview, filmmakers Monika Estrella Negra and Michelle Garza Cervera about combating the dominance of straight white male voices in cinema."